Discos Rígidos e RAID

O que é um Disco Rígido?

O disco rígido conhecido também por winchester ou HD (termo inglês hard disc) - é um equipamento que armazena arquivos e programas e é um dispositivo não volátil de alta capacidade. Os discos rígidos são formados por uma sequências de discos metálicos, onde ocorrem as leituras e gravações de informações.

A preparação de um disco rígido é composta de três processos, a formatação física, a partição lógica e a formatação lógica.

A formatação física é de baixo nível e é feita pelo fabricante. É uma formatação física porque é criada uma estrutura por trilhas, cilindros e setores que compõem as superfícies do disco rígido.

Quando a formatação física chega ao fim, é o momento da partição lógica acontecer. É na partição lógica que o disco rígido é divido em partes para instalação dos sistemas operacionais e programas.

O que é RAID?

RAID é o conjunto de vários discos rígidos, quando muitos discos rígidos estão juntos pode - se acarretar numa grande capacidade de armazenamento de dados, com ou sem armazenamento redundante.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário.

Leia também

Mais populares

 

Copyright © Dicas de Informática Básica Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger