Redes de Computadores

Rede de Computadores - Noções Básicas


Conceito de Redes de Computadores

Redes de computadores são estruturas físicas e lógicas que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.

Quando um computador está conectado a uma rede de computadores, ele pode ter acesso às informações que chegam a ele e às informações presentes nos outros computadores ligados a ele na mesma rede, o que permite um número muito maior de informações possíveis para acesso daquele computador.

Classificação das Redes

LAN (Rede Local) - Uma rede que liga computadores próximos e podem ser ligados por cabos apropriados.

WAN (Rede Externa) - Redes que se estendem além das proximidades físicas dos computadores, Exemplo: redes ligados por conexão telefônica, satélite, ondas de rádio, etc...

O equipamento que os computadores precisam para se conectar a uma rede local (LAN) é a placa de Rede, cujas velocidades padrão são de 10mbps e 100mbps (Megabits por segundo).

Ainda nas redes locais muitas vezes há a necessidade do uso do HUB, que na verdade é um ponto de convergência dos cabos provenientes dos computadores e que permitem que estes possam estar conectados. 

O HUB não é um computador é apenas uma pequena caixa onde todos os cabos de rede, vindos dos computadores, serão encaixados  para que a conexão física aconteça.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário.

Leia também

Mais populares

 

Copyright © Dicas de Informática Básica Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger