Placas e Chipsets

Componentes Placas, Processador e Chipsets

Placa-mãe
A Placa-mãe é uma grande placa de circuitos onde são encaixados o processador, as memórias, os fios, os conectores de teclado, mouse, impressoras barramentos e outros dispositivos. Na placa-mãe ocorrem as transferências de todos os dados usados para  executar os programas e as funcionalidades de todos os dispositivos.

O Processador

O processador é o principal responsável por todos as informações que passam pelo computador, mas dentro de um computador há outros periféricos, como as memórias, HDs,  placa de som e placa de vídeo, entre outros.

A função da Placa-mãe é criar maneiras para que o processador possa comunicar-se como todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis.

Os Chips

Os chips controladores da placa-mãe ficam espalhador por toda ela, mas nos dias atuais os fabricantes preferem que esses chips fiquem mais perto uns dos outros para possibilitar que a placa-mãe possa realizar suas tarefas com maior rapidez.

Os chipsets

São circuitos de apoio ao processador para controlar o funcionamento da placa-mãe. Um chipset é formado por três tipos de circuitos integrados, conhecidos como: o controlador de sistema, o Buffer de dados, o controlador de periféricos.

O controlador de sistemas, chamado também de ponte norte, possui os barramentos rápidos, os controladores de memórias e o chipset de video.

O Buffer de dados administra todo o processo de transferência de dados entre a memória RAM e o processador. 
O controlador de periféricos, chamado de ponte sul, possui os barramentos mais lentos, os controladores de som, de rede, de portas seriais e paralelas e de drivers.

Links importantes 

Software

Sistema Operacional

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário.

Leia também

Mais populares

 

Copyright © Dicas de Informática Básica Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger