SISTEMA OPERACIONAL

Sistema Operacional

O sistema operacional é um software?

Um sistema operacional é um conjunto de softwares que inicializam os hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos, fornece gerência, escalonamento e interação e mantém a integridade do sistema.

O sistema operacional tem duas funções distintas: estender a máquina e gerenciar recursos.

Durante a função de máquina estendida, o sistema operacional mostra uma situação mais simples do funcionamento do hardware para o usuário. O sistema operacional faz isso para o usuário não tente gerenciar o HD ou qualquer parte do computador que não deve ser mexida, e para não interagir diretamente com a máquina.

Na função de gerenciador dos recursos, o sistema operacional coordena, por mio de compartilhamento no tempo e no espaço, como os programas devem usar os dispositivos físicos. Cada programa ou usuário tem a sua vez para utilizar um determinado dispositivo ou usuário deve esperar sua vez de usar o processador, agora se o dispositivo for compartilhado no espaço, então, cada programa ou usuário deve oocupar uma parte do recuso da memória RAM.

Há sistemas operacionais para computadores de grande porte, para servidores, para multiprocessadores, para computadores pessoais, para cartões inteligentes e ainda existem os sistemas operacionais móveis.

Tipos de softwares

Os softwares podem ser divididos em dois tipos: de sistemas e de aplicação. Software de sistemas geralmente são divididos em sistemas operacionais e programas utilitários. Esses softwares são responsáveis pelo funcionamento do próprio computador e de todo o hardware.

Os softwares são formados por todos aqueles programas que são utilizados na execução de tarefas específicas, como por exemplo, os processadores de texto como word, excel, browsers ou navegadores, software usados para navegar na web como windows internet explorer, firefox, google chrome, safári e opera.

Na próxima postagem falaremos um pouco de Gerenciador de Processos, até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário.

Leia também

Mais populares

 

Copyright © Dicas de Informática Básica Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger